A caminho da II Conferência Europeia de jovens pelo Ambiente
Bruxelas, Maio 2015
Como iniciou o projeto?
Em Junho de 2010, 350 jovens representantes de 47 países juntaram-se em Brasília para participar na I Conferência Internacional “Vamos cuidar do Planeta”. Dois anos depois, a associação Monde Pluriel organizou, na sede do Comité das Regiões, em Bruxelas, a 1º Conferência Europeia de Jovens pelo Ambiente onde se reuniram 60 delegados, dos 13 aos 16 anos e 10 facilitadores, dos 18 aos 30 anos, de 15 países europeus. Estes jovens redigiram, em conjunto, uma carta aberta aos decisores políticos que foi entregue aos representantes europeus, e submetida à Cimeira da Terra Rio+20. Todo o processo de preparação das conferências tem como base as iniciativas e a valorização da opinião dos jovens, reconhecendo-se a sua capacidade de assumir responsabilidades individuais e compromissos coletivos com vista à implementação de ações locais adaptadas aos desafios globais.
Passo a passo
Janeiro – fevereiro 2015
Mobilização dos jovens e execução das atividade na escola e/ou comunidade com realização de conferências na escola.
1ª semana de março 2015
Conferências Regionais e divulgação dos resultados (responsabilidades/ações dos jovens), debates com os representantes políticos locais.
20-22 Maio 2015
Conferência Europeia, na sede do Comité das Regiões, em Bruxelas, criação coletiva de meios de comunicação e de uma campanha de mobilização; tendo em conta a agenda internacional, dar-se-á uma atenção especial aos retos das alterações climáticas, para a COP 21.
A Associação Monde Pluriel é a organizadora da Conferência Europeia para Jóvens.
25 Maio – 12 Junho 2015
Campanha de mobilização nas escolas para dar visibilidade às ações realizadas, apresentação dos resultados da Conferência Europeia e mobilização da comunidade escolar.
Dezembro 2015
Paris, COP 21: Uma delegação de jovens partilhará, em nome dos delegados na Conferência Europeia, as propostas e os compromissos elaborados de forma coletiva a nível europeu na Conferência “Paris Climat 2015”.
Como se desenvolve?
É um processo sócio construtivo no qual as pessoas se juntam, debatem questões ambientais, desenvolvem ações transformadoras e depois se escolhem representantes para levar as decisões acordadas a outras conferências.
Alunos de diferentes escolas desenvolvem um projeto que será apresentado na Conferência escolar e depois na conferência nacional. Após a conferência nacional, um grupo de 3-8 delegados irá participar na Conferência Europeia para apresentar os resultados e debater assuntos relacionados com o cuidar do planeta.
Quem pode participar ?
Nas conferências escolares e nacionais podem participar os grupos escolhidos pelas escolas participantes. Devem ser alunos entre os 13 e os 16 anos de idade